Apresentação da 5ª Edição Nº 1- Junho de 2008

Revista Theos – Revista de Reflexão Teológica da Faculdade Teológica Batista de Campina. Campinas: 5ª Edição, V.4 – Nº1 – Junho de 2008.

 

Apresentação

É com muita alegria que apresento a Quinta Edição da Revista Theos – Revista de Reflexão Teológica da Faculdade Teológica Batista de Campina. Esta edição, a semelhança das anteriores, objetiva oferecer aos pastores, seminaristas e estudantes da Bíblia o acesso ao debate atual concernente a alguns temas da teologia e da história da teologia.

Nesta perspectiva, o primeiro artigo apresenta as tendências teológicas contemporâneas. Refiro-me ao texto de Isaltino Gomes Coelho Filho, Correntes Teológicas Contemporâneas – Um Passar de Olhos. O autor aborda vários movimentos teológicos, alertando-nos sobre o perigo do neomisticismo e do neofuntamentalismo, presentes no cenário evangélico atual. Isaltino Gomes também alude a uma tendência perigosa na denominação batista: a ênfase demasiada na estrutura denominacional em detrimento à instituição local (igreja).

 

O segundo artigo, Introdução ao Profetismo, de minha autoria, convida o leitor a refletir sobre a profecia no Antigo Testamento. O objetivo do artigo é permitir ao leitor o ingresso nos principais debates sobre a profecia do cânon hebraico. Espera-se estimular os leitores a estudar os livros proféticos, alimentando assim o ardor profético em nossas comunidades cristãs, e revitalizando em nosso meio o compromisso do verdadeiro profeta com a Palavra de Deus e com o Deus da Palavra.

O terceiro artigo, Apocalipse 7: Uma Aproximação Por Meio da Pluralidade dos Comentaristas, foi escrito por Valtair Miranda. O autor apresenta-nos as várias interpretações concernentes ao Apocalipse 7. Mesmo que existam muitas dificuldades em se compreender a literatura apocalíptica, os leitores são convidados a refletir no livro de Apocalipse. Possibilita-se, assim, o acesso aos vários comentários do texto bíblico, instigando os leitores a formarem uma opinião sobre o texto bíblico.

Escrito por Alonso de Souza Gonçalvez, o quarto artigo, Cristologias: Pluralidade Teológica na Compreensão de Cristo, pretende demonstrar o grande debate teológico que existe em relação à Pessoa de Jesus. O artigo parte do pressuposto de que os autores do Novo Testamento não pretenderam construir uma biografia de Jesus, mas sim interpretá-lo a partir das comunidades onde viviam. Assim, o autor convida os leitores a refletir sobre a cristologia em contato com a cultura e o contexto social da época do Novo Testamento.

O quinto artigo, A Reforma Vista Por Um Olhar Marginal (Parte I – Na Suíça), escrito por Luis Felipe Mendes do Nascimento, aborda o movimento Anabatista na Suíça a partir de uma percepção marginal. O autor convida-nos a resgatar o que pensavam os Anabatistas, e quais eram os ideais desses reformadores não oficiais, que protestaram nas margens da sociedade e em direção contrária ao poder instituído.

Por fim, quero agradecer aos autores que gentilmente colaboraram com suas pesquisas. Que estas contribuam para o amadurecimento teológico dos queridos leitores. Quero também agradecer aos colegas da Faculdade Teológica Batista de Campinas, Pr Marcílio Gomes Texeira (Diretor Interino), e Pr Antônio Lazarine Neto (Coordenador), pelo constante apoio e sugestões.

 

Meu desejo é que o saber teológico propicie em nossos arraiais evangélicos uma espiritualidade fundamentada na Palavra de Deus!

 

Luciano R. Peterlevitz

Artigos da 5ª Edição Nº 1- Junho de 2008

Correntes Teológicas Contemporâneas – Um Passar de Olhos

Isaltino Gomes Coelho Filho

Introdução ao Profetismo

Luciano R. Peterlevitz

Apocalipse 7: Uma Aproximação Por Meio da Pluralidade dos Comentaristas

Valtair Miranda

Cristologias: Pluralidade Teológica na Compreensão de Cristo

Alonso de Souza Gonçalvez

A Reforma Vista Por Um Olhar Marginal (Parte I – Na Suíça)

Luis Felipe Mendes do Nascimento